quinta-feira, 5 de julho de 2012

A apostasia pessoal.


“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.” (Hb 3:12)

Ora, todos os salvos no SENHOR sabem que foram “enxertados” na videira verdadeira que é JESUS. Passaram do galho seco e sem vida para o ramo novo que se renova e dá fruto (Jo 15:2). Abraçaram o relacionamento salvífico com CRISTO JESUS, o SENHOR. Abraçaram a fé nEle.

A palavra “apostasia”, segundo o dicionário, significa renúncia ou abandono de uma crença. Podemos também dizer que apostasia é deserção, negação, rebelião, decaída, retirada ou afastar-se daquilo a que antes estava intimamente ligado. Nesse caso, abandonar JESUS.

Então para aqueles que apostatam da fé, significa dizer que esse relacionamento foi cortado, desligado e a união vital com JESUS e da verdadeira fé já não existe. Apartaram-se!

É possível alguém não convertido apostatar da fé? A resposta é não! Como apostatar de algo que não se conhece ou que nunca se viveu? Apostatar não é uma simples negação dos ensinamentos do Novo Testamento pelos que não se converteram dentro da igreja visível. Então, quem são os que abandonaram a fé? A resposta é simples: são aqueles que experimentaram a salvação, a regeneração e a renovação pelo Espírito Santo de DEUS  e, por algum motivo, a abandonaram (Lc 8:13).

A apostasia pessoal pode envolver duas situações singulares, mas relacionadas entre si:

1 - A apostasia moral, isto é, aquele que era crente em deixa de permanecer em CRISTO e retorna a prática contínua da imoralidade e passar a ser escravo do pecado outra vez (Rm 6:15-23).

2 – A apostasia teológica, isto é, a rejeição de todos os ensinos de JESUS (1 Tm 4:1).

Alguns exemplos de apostasia:

“Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.” (Atos 1:25)

“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.” (Gl 5:4)

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” (Mt 24:4-5)

E a Palavra de DEUS alerta adverte sobre a possibilidade da apostasia e alerta do perigo fatal do abandono da união do crente com CRISTO. E esse alerta é para motivar a perseverança na fé no SENHOR, Todo Poderoso (Jo 15:1-6).

Eis alguns passos que levam à apostasia:

- O crente, por sua falta de fé, deixa de levar plenamente a sério as verdades, exortações, advertências, promessas e ensino da Palavra de DEUS (João 8:46).

- Por causa da aparência enganosa do pecado, a pessoa se torna cada vez mais tolerante do pecado na sua própria vida (1 Cor 6:9-10).

- A dureza do seu coração e da sua rejeição dos caminhos do SENHOR (Hb 3:10), não faz caso da repetida voz e repreensão do Espírito Santo de DEUS (Ef 4:30).

Aqueles que, por terem um coração incrédulo, se afastam de DEUS, podem pensar que ainda são verdadeiros crentes, mas a sua indiferença para com as coisas de JESUS e do Espírito Santo e para com as advertências da Palavra de DEUS indicam o contrário. O apóstolo Paulo exorta todoas aqueles que afirmam ser salvos: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Cor 13:5).

As Escrituras afirmam com clareza que DEUS não quer que ninguém pereça (2Pe 3:9) e declaram que o SENHOR receberá todos que já desfrutaram da graça salvadora, se arrependidos voltarem a Ele (Rm 11:20-23 * Tg 5:19-20).

Tenham todos, uma excelente semana debaixo da graça do SENHOR JESUS.

Só o SENHOR é DEUS!!!

Amém!!!

***Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal (Editora CPAD) – Edição de 1995***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aconteça o que acontecer, DEUS está no controle.